EF Anos Finais

      No Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, os colégios da Rede Missionárias desenvolvem ação pedagógica inspirada não só em princípios de cidadania, éticos e democráticos, mas também em princípios cristãos. Consideramos o educando um ser pessoal, inteligente, livre, social, comunitário, sujeito da história e agente de transformação no mundo e com o mundo, capaz de planejar o futuro para si e para o outro. Nessa etapa da escolarização, as situações de aprendizagem estão voltadas para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de fazer escolhas. Nesse momento, os alunos já estão aptos a se mobilizar para os estudos, assumindo gradualmente uma atitude de maior organização, concentração e responsabilidade coletiva e pessoal.

 

      A fim de formar esse sujeito crítico e autônomo, os nossos colégios oferecem currículo atualizado, composto por uma base nacional comum e também uma parte diversificada, constituída de: Educação Tecnológica, Educação Financeira, Ensino Religioso e Espanhol.

 

      Como o objetivo é integrar saberes com atividades programadas, instigando à aprendizagem do aluno, bem como à sua autonomia cognitiva, profissionais qualificados desempenham o trabalho pedagógico nas habilitações específicas, buscando também interagir entre as diferentes áreas do conhecimento.  Para que essa interação seja efetiva, a graduação dos conteúdos observa a continuidade, contextualização, integração, interdisciplinaridade e transversalidade, conforme os objetivos específicos de cada nível de ensino. Essa graduação é pautada no respeito à faixa etária e às características individuais do educando.

 

      Para estimular a aquisição do conhecimento, bem como o conhecimento ajustado de si mesmo e a confiança em suas capacidades pessoais, desafiamos o aluno com o desenvolvimento de projetos, fazendo que ele se torne, cada vez mais, sujeito de seu próprio processo de aprendizagem. Sendo assim, o educando é instigado a formular e resolver problemas. Com o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, os conhecimentos de recursos tecnológicos, ele seleciona os procedimentos e verifica sua adequação para a resolução desses problemas. Dessa forma, vivenciando situações que promovam o trabalho compartilhado com colegas e professores, bem como a prática de direitos e deveres, o aluno desenvolverá sua autodisciplina, sua conscientização e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social.

 

      Isso resulta em uma formação sólida, pautada pela competência linguística, pelo raciocínio lógico matemático, pela visão histórica, pela formação ética e pela consciência de cidadania, bem como a manutenção da própria autoestima, ferramentas fundamentais para que o estudante possa atuar no mundo em que vive. 

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