“A arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo
Mas a arte também é necessária em virtude da magia que lhe é inerente.”
Ernest Fischer
O teatro trabalha o indivíduo em sua totalidade, composto de vários elementos é uma arte que abrange diversos aspectos: ensina um comportamento corporal e gestual, fortalece a memória, regula o tom da voz e pronúncia, desenvolve a imaginação, o improviso e a criatividade, promove a autoconfiança e, naturalmente, coloca as crianças e jovens em um lugar de protagonismo, fazendo com que não se sintam incômodos e tímidos em situações em que estiverem sendo observados (como apresentações de trabalhos escolares). O curso de teatro no Colégio Espírito Santo abarca todas essas esferas em seu desenvolvimento de forma lúdica, porém consciente.
O objetivo principal do curso de teatro, como ferramenta pedagógica, é o crescimento pessoal do aluno e desenvolvimento da sua expressão através da arte para que ele se relacione melhor consigo, com o outro e, consequentemente, com o mundo.
Tendo em vista que ao longo dos anos as nossas necessidades, questões e capacidades físicas e intelectuais tornam-se muito diferentes, o curso de teatro foi desenvolvido com metodologias diferenciadas para o Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio; atualmente, sendo dividido da seguinte forma:
* Teatro Iniciante - Fundamental I
O curso de teatro para o ensino Fundamental I tem por objetivo proporcionar aos alunos vivências em grupo através de jogos e exercícios teatrais, de forma lúdica e divertida. Na aula de teatro, criamos um espaço propício para que possam vivenciar o seu mundo de faz de conta e dar vazão à imaginação de forma a estimular a criatividade.
A partir dos jogos teatrais incentivamos as crianças ao reconhecimento de suas emoções e a trabalharem a desinibição. Os jogos proporcionam, também, o desenvolvimento da consciência corporal, a percepção do tempo, espaço e ritmo.
* Teatro iniciante e intermediário. - Fundamental II
Os alunos do Ensino Fundamental II estão inseridos em uma fase de transição, entre a infância e a adolescência, e, por isso, passam por um período de extrema transformação. O curso de teatro propõe a interação entre indivíduos fazendo-os fortalecer a sua individualidade sem desrespeitar as diferenças, instigando-os a perceberem o próprio papel, a responsabilidade e a importância no grupo.
Trabalhamos jogos dramáticos com o intuito de desenvolver o processo de aprendizagem e inspirar os futuros atores a comunicarem suas ideias e questionamentos a partir do teatro. Além de jogos teatrais, os alunos exercitam a improvisação partindo de diversos temas, sugeridos por eles mesmos ou provenientes de estímulos resultantes de outros exercícios. Essa experiência impulsiona a espontaneidade em um processo criativo.
Os exercícios teatrais, além de exercitarem o corpo e a voz dos alunos, também estimulam a memória e aumentam a concentração.
*Teatro Avançado - 9° ano e Ensino Médio
Em uma fase em que o adolescente já completou mais da metade dos seus estudos, caminha para sua formação escolar e começa a desenvolver a sua individualidade, nasce a consciência da própria personalidade e, com ela, um sentimento de separação dos outros e crítica muito acentuada. Assim sendo, o teatro auxilia os alunos estudando diferentes personagens e culturas, reconhecendo e respeitando as diferenças, possibilitando o convívio com as divergências de opinião, de maneira que eles desenvolvam autonomia para compreenderem cada vez mais a si mesmos e o mundo em que vivem.
Com tantos aspectos diferentes e complementares a serem desenvolvidos, os alunos vivenciam diversos tipos de atividades ao longo do curso: jogos teatrais e dramáticos, exercícios de respiração e dicção, aulas de consciência corporal, leitura e interpretação de texto, vivência de diferentes emoções, pesquisa de movimentos, etc…
Quando estão familiarizados com a linguagem teatral, uma peça é escolhida para ser trabalhada, de acordo com as necessidades do grupo. E, assim, os alunos pesquisam, estudam, debatem e improvisam situações e temas sugeridos pela peça.