DA AVALIAÇÃO ESCOLAR E SUA UTILIZAÇÃO DIDÁTICA
A avaliação é contínua e cumulativa, numa concepção formativa, a fim de obter informações sobre os avanços e dificuldades dos alunos para redirecionar as ações didáticas tendo em vista os objetivos almejados.
A avaliação do aproveitamento se fará pela observação constante do aluno e pela aplicação de testes, provas, trabalhos individuais ou em equipe, pesquisas, tarefas, monografias, atividades em classe, domiciliares e/ou remotas, e demais modalidades e formas que se mostrarem aconselháveis e de aplicação possível.
No 1º ano do Ensino Fundamental a avaliação ocorre num processo contínuo, através de observação, acompanhamento diário e registro por meio de relatórios e portifólios individuais.
O relatório é composto de registros dos aspectos relacionados ao desenvolvimento físico, emocional e cognitivo próprios da faixa etária.
No 2º e 3º anos do Ensino Fundamental a avaliação ocorre em cada disciplina ou conteúdo sendo atribuídos ao aluno o total de (0) zero a (10) dez por etapa, sem o objetivo de retenção no ano letivo.
Do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a avaliação ocorre em cada disciplina e as sínteses dos resultados são expressas numa escala de zero a dez, graduada de cinco em cinco décimos.
Na 1ª série do Ensino Médio, na parte da Formação Geral Básica, a avaliação ocorre em cada disciplina e as sínteses dos resultados são expressas numa escala de zero a dez, graduada de cinco em cinco décimos.
Na parte curricular dos itinerários formativos, os alunos serão avaliados de maneira contínua por meio da frequência, das habilidades e competências desenvolvidas, da aplicação do conhecimento construído, durante o processo de realização das atividades sugeridas, e apresentação das mesmas.
O aluno que não apresentar o produto final solicitado para cada itinerário formativo, não terá o cômputo das horas correspondentes ao itinerário, devendo participar de outro itinerário para completar a carga horária do ano letivo.
Na 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, a avaliação ocorre em cada disciplina e as sínteses dos resultados são expressas numa escala de zero a dez, graduada de cinco em cinco décimos.
Cada etapa letiva terá o valor máximo de dez pontos.
Cálculo da média da etapa
Avaliação 1 + Avaliação 2 + Avaliação Diversificada = Média da Etapa
3
Exemplo 1: 8,5 + 6,0 + 7,5 = 7,5 (nota da etapa acima da pontuação mínima)
3
Exemplo 2: 8,5+ 3,0 + 4,0 = 5,0 (nota da etapa abaixo da pontuação mínima)
3
No exemplo 2, o estudante deverá participar do processo de Recuperação da etapa.
O rendimento é aferido em três etapas letivas:
I- 1ª etapa – 10 (dez) pontos
II- 2ª etapa – 10 (dez) pontos
III- 3ª etapa – 10 (dez) pontos
Considera-se aprovado o aluno que obtém:
-
média anual igual ou superior a 6,0 (seis) pontos em todos os componentes curriculares tratados como área de estudo ou disciplina;
-
frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas, em cada componente curricular, independentemente do tratamento metodológico.
Média 1ª etapa + Média 2ª etapa + Média 3ª etapa = Média anual
3
Exemplo 1: 8,5 + 7,0 + 6,0 = 7,0 (aluno promovido)
Exemplo 2: 6,0 + 5,0 + 4,0 = 5,0 (aluno será submetido aos estudos de Recuperação)
3
RECUPERAÇÃO PARALELA E FINAL
O Colégio adota o regime de Recuperação Paralela da Etapa que acontece no decorrer do ano, ao término de cada etapa letiva (primeira, segunda e terceira etapas), sob a orientação da Coordenação Pedagógica de cada segmento.
A Recuperação Paralela poderá ser feita em todas as disciplinas no Ensino Fundamental e Ensino Médio nas três etapas letivas.
Ao final de cada etapa letiva, o aluno que não atingir o mínimo de 6,0 (seis) pontos terá direito à Recuperação Paralela em todas as disciplinas no Ensino Fundamental e Ensino Médio, considerando a Formação Geral Básica.
O aluno fará uma avaliação no valor de 10 (dez) pontos correspondente à Recuperação da etapa. Os pontos adquiridos nessa avaliação serão somados à média aritmética obtida na etapa e divididos por 2 (dois).
Cálculo:
Média da etapa + Nota da recuperação = Média final da etapa
2
Exemplo:
4,0 + 8,0 = 6,0
2
O aluno que não obtiver a média anual mínima de 6,0 (seis) pontos terá direito à Recuperação Final em até 3 (três) disciplinas no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A Recuperação Final terá valor de 10 (dez) pontos, sendo uma única avaliação, considerando que o conteúdo é cumulativo.
Os pontos obtidos na Recuperação Final serão somados a média aritmética anual obtida e divididos por 2 (dois). O aluno deverá atingir, no mínimo, nota 6,0 (seis) para ser aprovado.
Cálculo:
Média anual + Nota da recuperação final = Média anual final
2
Exemplo: 5,0 + 8,0= 6,5
2