Desde o nascimento até os seis anos de idade, as crianças passam pelos mais significativos processos de desenvolvimento, além do rápido crescimento físico, os aspectos social, emocional e cognitivo estão em plena formação e, portanto, é muito importante pensarmos na educação infantil com carinho, seriedade e atenção.
Ao ingressar nesse segmento de ensino, as crianças iniciam as relações com outras pessoas, além de seus pais e familiares, e são nessas interações que acontecem as mais ricas experiências, ampliam vocabulário e desenvolvem a linguagem, além de construírem vínculos que influenciarão na sua formação como cidadãos éticos, autônomos e seguros de suas escolhas por toda a vida.
O ambiente precisa ser pensado com cuidado e segurança, deve ser amplo e arejado, possibilitando o brincar e o aprender com significado, alegria e movimento. Vivenciar experiências em diferentes ambientes é fundamental. Ao realizarem atividades espontâneas ou dirigidas nas salas ambientes, como psicomotricidade, brinquedoteca, cozinha experimental e biblioteca, estarão desenvolvendo os aspectos cognitivo, emocional, social e motor. Explorando áreas livres, como o parque e o pátio, fazem observações, estabelecem conceitos, estimulam a criatividade e o jogo simbólico.